Voltar

Sementes: Pequenas e nutritivas!

Nutrição 4 de fevereiro de 2016

Atualmente, o consumo das sementes é cada vez maior. Tais alimentos são altamente nutritivos, pois são ricos em fibras e fontes de vitaminas, minerais, proteínas e gorduras boas, o que promove tanto o emagrecimento quanto outros benefícios. Cada semente possui sua propriedade, quer conhecer mais sobre essas pequenas grandes estrelas da dieta moderna? O Greenmix separou as top 5 sementes mais consumidas e seus benefícios, confira!

Linhaça: por ser rica em fibras, a linhaça é capaz de diminuir o apetite e regular o trânsito intestinal, sendo muito utilizada por pessoas que necessitam perder peso e por pessoas com constipação intestinal. Além disso, esta semente é rica em ômega-3, ômega-6 e gorduras monoinsaturadas, por isso, reduz o LDL-colesterol, ou seja, baixa os níveis sanguíneos deste mau colesterol  e previne doenças cardiovasculares, como, por exemplo, aterosclerose.

Chia: esta semente possui um alto teor proteico, pois é composta em maior parte por aminoácidos essenciais (aminoácidos importantes para o bom funcionamento do organismo, mas que nosso corpo não produz e, felizmente, encontramos na alimentação), portanto, ajuda na manutenção muscular. Ela também contém carboidratos considerados de baixo índice glicêmico, sendo ótima para pessoas com resistência à insulina, pois alimentos com baixo índice glicêmico evitam o pico de glicemia, ou seja, impedem que grandes quantidades de insulina sejam liberadas na corrente sanguínea.

Gergelim: alimento rico em cálcio, tal mineral é responsável por desenvolver e manter a saúde dos ossos e dentes, desse modo, prevenindo o raquitismo em crianças, osteomalácia em adultos e osteoporose em idosos.  Além disso, este alimento é rico em vitaminas do complexo B, que contribuem para a manutenção da saúde da pele, das unhas e dos cabelos.

Painço: contém triptofano, um aminoácido que ajuda na produção do hormônio serotonina,  assim, promovendo a sensação de bem-estar. Além disso, o painço é fonte de zinco, mineral que auxilia na redução da acne por controlar os níveis de testosterona no organismo, hormônio responsável pelo aumento da oleosidade da pele e, consequentemente, pela formação da acne.

Girassol: contém grandes quantidades de ômega-3, que é uma gordura boa capaz de reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Essa gordura boa promove a formação de prostaglandinas, que, por sua vez, possuem ação anti-inflamatória. Outro benefício desta semente é a ação antioxidante que apresenta, sendo fonte de vitamina E.  A vitamina E é um antioxidante que ajuda a combater os radicais livres do corpo, prevenindo o envelhecimento precoce das células.

Gostou da matéria? Corre no Greenmix e prove os benefícios dessas sementes!

Gostou?

Compartilhe esse post

PODE FALAR! A Gente Adora.