Voltar

Saiba tudo sobre Alimentos Orgânicos

Nutrição 19 de maio de 2015

Os alimentos orgânicos são aqueles cultivados sem a utilização de insumos artificiais como adubos químicos e agrotóxicos, este fato traz a vantagem desses alimentos serem livres de subprodutos como nitrato, nitrito, metais pesados (ex: alumínio), etc. Durante o processamento dos alimentos é proibido o uso das radiações ionizantes capazes de produzir substâncias consideradas cancerígenas, como o benzeno, formaldeído e aditivos químicos sintéticos.

Na agricultura, para o plantio de frutas, legumes e verduras orgânicas, utilizam-se, apenas, sistemas naturais para combater pragas e fertilizar o solo, assim, tornando os produtos mais saborosos. Para obtenção de carnes e ovos orgânicos, os animais são criados sem o uso de drogas veterinárias como antibióticos, anabolizantes e hormônios ─ substâncias já comprovadas como provocadoras de doença nos seres humanos, quando consumidas por muito tempo, logo, as carnes e ovos orgânicos são muito mais saudáveis.

Embora a composição de nutrientes dos alimentos orgânicos não seja significativamente superior a dos alimentos “convencionais”, é possível afirmar que esses alimentos são mais seguros e contribuem para uma alimentação mais saudável, uma vez que evitam os males causados pelo excesso de agrotóxicos, como a sobrecarga renal e dificuldade de absorver nutrientes. Por este motivo, a alimentação orgânica deve ser indicada para todas as faixas etárias. Procure pelo selo aferido pelo ministério da agricultura!

Benefícios da escolha orgânica:

– Livres de agrotóxicos, hormônios e produtos químicos.

– São mais saborosos.

– Sua produção respeita o meio ambiente, evitando a contaminação do solo, água e vegetação.

– Os alimentos são considerados mais saudáveis, pois mantêm a sua qualidade nutricional.

Gostou?

Compartilhe esse post

PODE FALAR! A Gente Adora.