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Ômega-3 – Importância na saúde

Nutrição 4 de fevereiro de 2015

Ômega-3 é uma gordura essencial, que deve ser obtida através da alimentação, encontrada em alguns alimentos. Com potente ação antioxidante e propriedades benéficas tanto para manutenção da saúde, quanto para auxiliar no tratamento de doenças.

Obesidade:

Através da sua função anti-inflamatória, o ômega-3 melhora o perfil do colesterol sanguíneo e auxilia no tratamento da obesidade e com isso ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e diabetes.

Saúde do cérebro:

Também é muito importante para a saúde cerebral, pois contribui para a melhora da memória, além de auxiliar no aprendizado.

Gravidez:

Essencial antes e durante a gravidez, pois ajuda na formação do cérebro e visão do bebê, além de protegê-lo contra alergias fora da barriga. Além disso, o ômega-3 também ajuda na prevenção da depressão pós-parto.

Coração:

O consumo de ômega-3, associado a outros tratamentos, pode auxiliar na redução dos triglicérides e reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Também é importante que seja associado à boa alimentação e prática de atividades físicas, melhorando os resultados na prevenção das doenças.

Fontes alimentares:

As principais fontes alimentares de ômega 3 são os peixes de águas salgadas e muito frias, como atum, sardinha, salmão, arenque. Também é encontrado em sementes da linhaça e chia.

Suplementação:

O consumo de cápsulas contendo o óleo de peixe deve ser orientado por um profissional capacitado e seu consumo deve estar associado à vitamina E, para evitar oxidação do óleo e possíveis prejuízos à saúde.

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