Voltar

Imunidade, como reforçar?

Bem-estar 4 de fevereiro de 2015

O sistema imunológico é o mecanismo de defesa do organismo, atua contra invasores e toxinas externas como bactérias, vírus, fungos, poluição, entre outros. Uma alimentação balanceada combinada com hábitos saudáveis ajuda a fortalecer esse sistema de defesa.

Alimentos industrializados e refinados (açúcar branco, carne vermelha e embutidos, leite e derivados, farinha branca, frituras e álcool) tendem a criar e a manter um ambiente sanguíneo mais ácido, o que enfraquece o sistema imunológico.

Alguns alimentos específicos auxiliam a defender o organismo, veja abaixo:

NUTRIENTE

Vitamina A:

Abóbora, cenoura, manga, brócolis, fígado, damasco e batata doce

Vitamina C:

Frutas cítricas e vegetais verde escuros: laranja, limão, acerola, kiwi, couve, brócolis

Vitamina D:

Manteiga, óleos vegetais (girassol, milho, canola), gema de ovo

Vitamina E:

Gérmen de trigo, óleo de soja, arroz, milho, nozes, gema de ovo

Flavonoides:

Frutas cítrica, vermelhas e vegetais verdes escuros, uvas, limão, espinafre

Selênio:

Castanha do pará

Zinco:

Carnes peixes, cereais integrais, feijões, nozes

Catequinas:

Chá verde

Licopeno:

Frutas e legumes vermelhos, tomate, goiaba vermelha, caqui

Gostou?

Compartilhe esse post

PODE FALAR! A Gente Adora.