Voltar

Conheça 5 especiarias ricas em benefícios

Nutrição 18 de abril de 2016

As especiarias, além de incorporar mais sabor, aroma e cor nas suas preparações, possuem diversos benefícios e propriedades medicinais para o seu organismo. Muitas dispõem de ações antioxidantes, anti-inflamatórias e são ricas em nutrientes para sua saúde.

Canela

A canela é muito versátil, combina com uma variedade de preparações doces e, apesar de não ser muito utilizada no Brasil, agrega muito sabor e aroma a receitas salgadas. Bastante conhecida, é original do sul da Ásia, a canela tem componentes ativos com atividades antioxidante, anti-inflamatória e ainda possui diversos nutrientes. Pode ser utilizada em tortas, vinhos, bolos, doces, pudins, chocolates e no clássico arroz-doce.

Pimenta-de-caiena

Característica por ser picante, a pimenta-de-caiena é original das Américas. Essa pimenta é fonte de antioxidantes – que atuam contra os radicais livres, promovem detoxificação e apresentam efeito anti-inflamatório – além de ajudar na queima de calorias e a melhorar a digestão. Ela pode ser utilizada em molhos, carnes, saladas; e, para quem gosta de testar o paladar, pode experimentar adicioná-la a fondue de chocolate.

Açafrão

Antigamente era utilizado como corante para pintar tecidos e paredes. O açafrão é usado em receitas como arroz e molhos de peixes e carnes no Oriente. Com sabor e aroma característicos, contém carotenoides, responsáveis pela conversão de nutriente em vitamina A, tal vitamina, por sua vez, participa da reconstrução de células, assim, desempenhando importante papel na melhora da visão, na aparência da pele e até da artrite.

Sal rosa

Alternativa saudável, o sal rosa ou do Himalaia contém todos os minerais do sal tradicional, porém com menos sódio e é menos processado. O sal rosa é considerado puro e é fonte de minerais, além de possuir poder destoxificante ─ que auxilia na eliminação de impurezas do corpo.

Orégano

Além de ser utilizado na pizza, o orégano pode ser acrescentado a preparações como tortas, legumes, saladas, carnes, molhos e onde a sua imaginação levar. De origem mediterrânea, o orégano, se consumido no seu dia a dia, oferece diversos benefícios, como: possui ações antibacteriana e antioxidante, por ter compostos orgânicos e flavonoides antioxidantes fenólicos, além de ser rico em nutrientes como o potássio, que ajuda no controle da pressão arterial elevada e de batimentos cardíacos acelerados atuando em uma melhor saúde do coração.

Agora, você já conhece cinco especiarias que são muito utilizadas para tornar suas receitas mais especiais e que não podem faltar na sua cozinha. Passe no Greenmix e confira essas e muitas outras especiarias saborosas.

Gostou?

Compartilhe esse post

PODE FALAR! A Gente Adora.