Voltar

Chocolate

Nutrição 1 de maio de 2013

O chocolate é um alimento calórico, porque contém alto teor de carboidratos e gorduras, especialmente o sabor ao leite, produzido basicamente de açúcar, manteiga de cacau e substâncias flavorizantes, contendo pouco teor de cacau mesmo. Muitos estudos têm comprovado seus benefícios para a saúde, principalmente atribuídos aos chocolates amargos, com maior teor de cacau.

Por ser rico em flavonoides, epicatequina e ácido gálico, atua como potente antioxidante que ajuda a proteger os vasos sanguíneos, promover a saúde do coração e até prevenir o câncer. Além disso, também tem sido indicado para o controle da hipertensão. O chocolate amargo tem mais flavonoides que qualquer outro alimento rico em antioxidantes, como o vinho e o chá verde.

Vicia?

A presença de substâncias que causam sensação de bem-estar, que melhoram o humor, os sintomas de TPM, a depressão e a ansiedade faz com que a vontade por esse doce seja frequente para algumas pessoas. Além disso, a sensação de estar viciado por chocolate, se dá grande parte pela alta concentração de açúcar do alimento.

Efeitos benéficos do chocolate com alto teor de cacau:

Redução da pressão arterial

Aumento da saciedade

Controle do colesterol

Melhora da vasodilatação endotelial

Gostou?

Compartilhe esse post

PODE FALAR! A Gente Adora.