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Café: mais que uma simples bebida

Nutrição 19 de maio de 2015

O café é uma das bebidas mais populares tanto no Brasil quanto em outros países. O seu grão é rico em ácido clorogênico, responsável pelo aroma e sabor característico do café. Conta, em sua composição, com vitaminas do complexo B, proteína, lipídeos, polissacarídeos (carboidratos) e minerais como potássio, magnésio, cálcio e ferro.

Considerado uma bebida antioxidante, por possuir polifenóis e flavonoides, o café, ao ser ingerido em quantidade adequada, reduz a sonolência e fadiga, além de promover a atividade intelectual, aumentando com isso a capacidade de atenção e memória. Por ter efeito temporário, o café não melhora a memória a longo prazo, mas desperta a atenção nas atividades que estão sendo realizadas no momento, com isso, aumentando a concentração.

Muitos estudos têm comprovado outros benefícios, como o poder de auxiliar positivamente o perfil de colesterol total no sangue e ter efeito antioxidante na proteção das células contra os radicais livres, dessa maneira, evitando o envelhecimento precoce. Pesquisas têm relacionado o café como fator de prevenção da diabetes tipo 2 e facilitador na redução de queima de gordura por possuir ação termogênica, desde que a pessoa também pratique atividade física regularmente.

O efeito de dependência do café, em função da cafeína, ou seus efeitos indesejáveis ─ como a insônia, ansiedade e piora de problemas digestivos, como gastrite e úlceras ─ podem ser contornados com adequação da quantidade e hora em que se consome o café. Nas últimas décadas, o café tem sido considerado um alimento com propriedades funcionais que podem trazer benefícios relevantes para a saúde humana, desde que consumido em doses ideais e sem excesso. A recomendação é que seu consumo diário não exceda a quatro xícaras de café, que equivale a 300 a 400mg de cafeína, ou seja, limitando-se a essa quantidade, as chances de potencialização dos efeitos positivos do café aumentam.

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